segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ei, you!

"O Haiti pediu ajuda, a natureza fez o mundo escutar"

Não, não é um desses posts de sermão ao mundo, dizendo que só agora as pessoas atentaram pra esse país que sempre foi miserável... apesar de isso ser verdade e de eu me incluir nesses muitos que nunca olharam para aquele lugar...
Na verdade, eu só queria comentar sobre um documentário, que anda passango no GNT, sobre o Haiti antes do terremoto. O interessante é que ele foi gravado um mês antes da tragédia, e apesar de eu estar morrendo de sono, me segurei um pouco no sofá pra assistir, não peguei totalmente todas as falas e tudo mais, mas grande parte me prendeu de verdade.
O fato é que a tragédia já existia, mas ninguém via, aliás, lá, tudo era visto como normal. É quase um modo de vida tribal, sabe? Não parece haver amor às pessoas, mas existe o instinto da sobrevivência e da hierarquia!
Dá pra imaginar um país quase sem energia? Um país no qual a energia é revezada entres o bairros? Claro, os ricos de lá são podres de ricos, com certeza a energia é constante pra eles... não tô falando mal dos ricos, porque muitos fazem por merecer, mas falo mal dos governantes que não sabem (ou não querem) distribuir a renda...
Algo que me chamou a atenção foi a situação dos 'restavek' (tipo uma redução de 'fique com você' em francês). São crianças, as quais os pais não tiveram condições de criar (novidade ¬¬ aqui no Brasil não tá diferente) e são entregues a outras famílias. O problema é que essas crianças são tratadas como escravas! A distribuição de alimento é uma coisa ridícula... uma parte vai pro pai, outra pra mãe, o resto pras crianças... o resto do resto vai pros 'restavek'.
Pra piorar essas situação, as mulheres só vão tendo filho e mais filho, só pra receberem proteção e moradia do pai desses bebês... acho que isso até fica meio explicado =/
Mas o interessante foi ver o trabalho dos brasileiros naquele país. Não é a toa que a esposa de um dos militares disse, na frente dos políticos presentes, que aqueles militares mortos eram os verdadeiros brasileiros louváveis. E são! Me dá nojo ver essa gentinha que infelizmente governa nosso país, enquanto os verdadeiros heróis (isso mesmo, são heróis) estão lá, dando o peito pra ajudar! Mesmo antes do terremoto, os militares brasileiros da ONU ajudavam na educação dos haitianos na medida do possível, faziam a segurança e tudo mais... além disso, há uma ONG... creio eu que é uma ONG... que dá trabalho aos moradores de lá em plantações, em replantios de árvores... bato palma.

É isso, só me envergonho ainda da minha incredulidade... acho que muitos locais só irão receber apoio se sofrerem tragédias como essa =/
Um clichê pra finalizar: A Esperança é a última que morre =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário