domingo, 5 de julho de 2009

Da felicidade...

Já vou avisando que o texto ficou nerd ¬¬ (detesto quando isso acontece por aqui, porque era pra ser mais descontraído, mas meus dedos tem vida própria e acabou ficando assim) Já tem tempo que queria escrever sobre a felicidade, mas eu nunca tinha tempo, os posts eram sempre corridos e chatos, sempre sobre minha semana e tal... eu quero mesmo é ter criatividade pra escrever uma coisa engraçada, eu não gosto de quem se leva muito a sério, esse tipo de pessoa cansa, eu tenho medo de ficar assim, mas acho que me faltam muitos parafusos pra ficar desse jeito :p


Então, eu tive que ler um texto de filosofia, de Aristóteles, Ética a Nicômaco, que fala sobre a felicidade, e eu fiquei empolgada com o texto porque eu concordo muito com o que ele falou! O objetivo das pessoas, se for olhar, é sempre a felicidade, né? Tudo que a gente faz é pra estar em paz, feliz, bem, nesse texto ele mostra o ponto de vista dele sobre como alcançar essa felicidade.


É mais ou menos o seguinte, a felicidade é considerada um bem maior, logo, ela é alcançada quando se faz o bem. Acho que é tipo a Lei da Atração, você acaba atraindo situações pelas palavras que você fala, por aquilo que você deseja muito, claro que não é sempre, muito pelo contrário, mas acho que ainda assim pode dar certo. Mas pra alcançar esse bem, a pessoa tem que ser moderada. Realmente, acho que até por experiência própria, a moderação traz uma paz tão grande, moderação em relação a tudo, fugir de extremos. Mas é tão difícil alcançar esse meio-termo! Acho que é próprio do ser humano ser 'afetado' (pô, bacana, homozigotos recessivos! ... desculpa, ano de vestibular, acho que piadinhas nerds são inevitáveis, auhauahua), por isso mesmo, nosso grande colega heterozigoto ou homozigoto dominante (pode me bater) Aristóteles disse que a moderação é alcançada pela prática, que gera a excelência!


Outra coisa interessante é que a felicidade não deve ser confundida com prazer, talvez porque quando a gente busca o prazer em excesso, é como se a gente precisasse daquilo pra sermos felizes, e isso é hipocrisia, porque a felicidade também implica em estar bem com você mesmo. É claro que é da nossa natureza querer o bem estar exterior, mas o sábio é o mais feliz, ele não precisa falar muito, ele não precisa de exageros, pode ser até da personalidade dele, mas ele não precisa daquilo. Mas a maioria vai na onda das emoções, e as emoções são enganosas, muitas vezes nós somos bons por medo da punição ou do que o outro vai pensar, mas acho que seria melhor ser bom pela felicidade, que todo mundo busca mas nem todo mundo encontra.


Eu preciso falar que ando muito feliz, ainda não sou moderada, auahauha, mas quem sabe um dia, quem sabe um dia ser boa não vai ser automático? Acho que a bondade sempre vai ser uma meta, por melhor que a pessoa seja, mas quanto melhor, mais feliz, porque quem é bom se doa e se contenta com o pouco (batido, né? Mas é verdade), e esse tipo de pessoa fica feliz porque o sol tá quente e o dia brilhante, fica feliz porque viu um sorriso, fica feliz com uma música, com a lua, com o cheiro de mato, com a chuva, com a ingenuidade graciosa de uma criança...


Aristóteles disse que os deuses eram os mais felizes porque viviam em estado de contemplação. É, Deus é sobre tudo, Ele contempla, Ele é a verdade... e a felicidade também é encontrada quando se encontra a verdade plena, e é por isso que a cada dia eu quero conhecer mais de Deus... e é por isso que eu ando feliz ;*

3 comentários:

  1. é.. huahuae bendito texto.. huaeuhae
    nem comento mais nada.... soooorrrryyy!! realy sorry my friend!
    mas aqui.. adorei seu texto...
    fiquei mó estudando filosofia aki agora pra terça.. huaeuheae
    modifiquei meu blog hj. adorei pacas. dpois vc dá uma lidinha lá, blezinha?
    bjomeligateamo!

    ResponderExcluir
  2. Bonito texto sobre a felicidade... Amo estudar Aristóteles tb! Realmente piadinhas mais que patéticas... sad sad... hehe
    Acho que posso diser que minha ataraxia é estar com vc! (uhhhh gastaaaando vocabulário!!!)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz de ver que o texto que passei motivou uma reflexão que não fosse só por nota. Pode esperar que vamos ver mais textos em agosto rsrss.

    Abração e boas férias de julho!!!

    Tiago

    ResponderExcluir